Diferencial que se tornou obrigação

11 a cada 10 candidatos se consideram proativos e fazem questão de destacar isso no currículo, seja escrevendo “me considero uma pessoa proativa”, seja colocando 5 estrelinhas acompanhando a “habilidade”.

A verdade é que ser proativo deixou de ser um diferencial há muito tempo.

O significado da palavra

Ser proativo significa resolver problemas de maneira autônoma e antecipada. É fazer mais do que foi solicitado, de maneira espontânea.

“Achar” não é “ser”

Apesar de 100% dos currículos apresentarem “proativo” como uma característica do candidato, muitas vezes isso não se concretiza na realidade.

Isso pode ser considerado como uma atitude antiética do profissional? Até hoje, dia X de XXXX de 2023, mentir no currículo é considerado crime, hein?

Calma, não é bem por aí. Existe uma causa principal para esse fenômeno:

A falta de conhecimento do que a palavra significa na prática.

Muitos associam “proatividade” com “fazer o serviço bem feito”. Lembra do que sua mãe dizia quando você tirava um 10 na escola?

Não fez mais do que a sua obrigação.

Mamãe

Toda vez que você for analisar se um profissional da sua empresa é proativo ou não, leve em conta o seguinte pensamento: ele fez mais do que era esperado da sua função? Se sim, ele se enquadra no conceito.

A realidade tende a ser decepcionante

Nós vivemos em um país em que os serviços deixam muito a desejar.

O seu pedido vem trocado, o vendedor da loja não te deixa respirar… e quem não lembra do “jeitinho brasileiro”, a famosa gambiarra?

Empreender no Brasil não é para amadores.

Com o passar dos anos, as dinâmicas de trabalho mudam rapidamente, a concorrência aumenta num ritmo acelerado e o empresário brasileiro tem que se esforçar cada vez mais para permanecer no mercado. E como fazer isso? Contratando os melhores profissionais para a sua equipe.

A partir disso, você parte para a primeira etapa: recrutamento. Uma avalanche de candidatos. Na mesma avalanche, todos se consideram proativos.

Chegou a hora de organizar uma dinâmica em grupo com todos aqueles que passaram pela triagem de currículos. Agrupamento feito, problema na mesa. O que esperar de todo aquele mar de proatividade?

Obviamente, todos começariam, imediatamente, a procurar soluções para os problemas que foram apresentados. Comunicação intensa, distribuição de tarefas e bombardeamento de ideias criativas por todos os lados. Porém, na realidade, o que se observa são 3 grupos de pessoas:

  • Aqueles que tomam a liderança e elaboram planos para a solução da atividade;
  • A parcela que não exerce liderança, mas coopera ativamente com as soluções propostas;
  • Os que assistem passivamente o desenrolar da dinâmica e pensam na morte da bezerra.

Infelizmente, o último caso é o mais comum. O que até facilita a vida do recrutador, se você parar bem para pensar. Assim, ele já sabe quem não avança para a próxima fase.

Podemos até chegar a pensar que grande parte dos candidatos ativou o modo automático: “todo currículo tem, então o meu também vai ter ‘sou proativo’.”

A obrigação

Atualmente, é obrigação de todo profissional ser proativo.

Não importa a sua área, sempre haverá alguém para dizer que o seu mercado está saturado ou que o seu negócio não tem como dar certo por um certo motivo X.

O que acontece é que muitas empresas têm dificuldade na hora de selecionar o candidato ideal. Por esse motivo, muitas utilizam a tecnologia como aliada em processos de R&S, como a JobsFg, que você pode conhecer mais sobre a plataforma clicando aqui.

Como identificar e selecionar profissionais proativos?

Aqui vão 3 características que você deve observar antes de classificar um profissional como proativo e selecioná-lo para fazer parte da equipe da sua empresa.

É líder

Tem a capacidade de motivar e inspirar os colegas de equipe. Consegue enxergar o time de forma estratégica a fim de obter o melhor resultado para a solução de um problema.

Capacidade de adaptação

Pode ser que o profissional não esteja na sua área de domínio, mas ele fará o possível para contornar a situação e dar o seu melhor em prol da missão da empresa.

Autonomia

Dificilmente espera um sinal para começar a se movimentar, seja para realizar a sua função, seja para fazer o networking correto dentro da empresa que o ajudará a atingir o seu objetivo final.