
A primeira oportunidade real de trabalho de um estudante.
A contratação de estagiários é uma prática comum em empresas de todos os setores, pois permite que elas tenham acesso a mão-de-obra jovem e talentosa, além de oferecer aos estudantes a oportunidade de adquirir experiência e conhecimento prático em sua área de interesse.
Mas você sabe como tornar esse evento mais eficiente e transformá-lo em algo benéfico tanto para o jovem talento quanto para a empresa?
Tenha um objetivo claro

Ao contratar um estagiário, o objetivo da contratação deve ser claro. Algumas empresas desejam preencher necessidades temporárias, enquanto outras os contratam como parte de um programa de desenvolvimento de talentos.
Alinhando todos esses pontos, fica bem mais fácil criar a vaga de estágio e atrair os candidatos certos para a função desejada.
Desempenho acadêmico não é tudo
É importante levar em conta não só o desempenho acadêmico, mas também as habilidades e competências pessoais do candidato.
Como bem sabemos, infelizmente, vários cursos estão com a sua grade curricular defasada, e por isso não se enquadram na realidade do mercado atual. Tendo isso em mente, busque analisar as competências e habilidades que o estudante demonstra na prática e como aquilo afeta no desempenho da empresa.
Seja claro na descrição da vaga
Desde cedo, busque sempre estabelecer claramente as expectativas e responsabilidades do estagiário, assim como o cronograma e o plano de trabalho. Dessa forma, o estudante saberá exatamente o que fazer – e o que não fazer – e dará a oportunidade de que ele seja proativo na função em que está inserido.
Isso ajudará a garantir que ele saiba exatamente o que se espera dele e o que é preciso fazer para alcançar o sucesso.
Seja mentor

Busque fornecer orientação e supervisão adequadas aos estagiários para garantir o desenvolvimento das suas habilidades e conhecimentos de maneira eficaz. Isso pode incluir desde mentorias a treinamentos e feedback regular.
Além disso, é importante que a empresa proporcione oportunidades para que os estagiários participem de projetos e atividades relevantes para a sua área de estudo.
O maior ganho do estudante nessa etapa não é material, mas sim a evolução devido às experiências práticas e conhecimentos valiosos adquiridos no ambiente de trabalho.
Fique de olho na legislação
É necessário que a empresa cumpra com todas as regulamentações legais e normas trabalhistas relacionadas à contratação de estagiários, incluindo questões como funcionários, seguro de saúde, remuneração e seguro social.
Tendo todos esses pontos em mente, você conseguirá promover uma experiência real de trabalho e fará uma enorme diferença na vida profissional do estudante.