O processo de recrutamento e seleção é fundamental para qualquer empresa que busca contratar novos talentos. Com a evolução da tecnologia e as mudanças nos modelos de trabalho, a área de R&S também passou por mudanças. Neste texto, discutiremos algumas tendências recentes no seguimento.


Inteligência Artificial

A inteligência artificial é uma das tendências mais significativas em recrutamento e seleção.

Com a IA, as empresas podem analisar grandes volumes de dados e identificar candidatos em um curto espaço de tempo. Análises de currículos, estimativas de habilidades e até mesmo entrevistas virtuais: a tecnologia consegue dar conta.

Além disso, ela também ajuda a identificar preconceitos inconscientes nos processos de R&S.

Entenda mais sobre como trabalhamos com processos seletivos automatizados em nossa plataforma clicando aqui.

Recrutamento remoto

A pandemia de COVID-19 acelerou a tendência das práticas remotas. Com isso, muitas empresas agora estão buscando candidatos em todo o mundo, não apenas em suas regiões locais. Isso permitiu com que elas economizassem tempo e dinheiro ao não precisarem agendar entrevistas presenciais.

E mais: os recrutadores estão conseguindo conduzir as entrevistas virtuais com a mesma eficácia que as presenciais.

Recrutamento inclusivo

O recrutamento inclusivo é uma tendência que visa garantir que as empresas sejam mais diversificadas e inclusivas em suas práticas de contratação. Isso envolve não apenas buscar candidatos de diversas origens étnicas, mas também considerar pessoas com deficiência, indivíduos LGBTQIA+ e outros grupos sub-representados.

O recrutamento inclusivo não apenas cria uma força de trabalho mais diversificada, mas também melhora a imagem da empresa e aumenta a satisfação dos funcionários.

Gamificação

A gamificação é uma tendência recente que tem sido utilizada em processos de recrutamento e seleção para avaliar habilidades e competências dos candidatos.

Recrutadores do mundo inteiro estão utilizando dessa prática para criar jogos ou testes virtuais que simulam situações do mundo real, permitindo que os candidatos demonstrem suas habilidades de uma forma mais envolvente e divertida.


Em suma, as tendências recentes em R&S refletem a evolução da tecnologia e as mudanças nos modelos de trabalho.

O uso de inteligência artificial, recrutamento remoto, recrutamento inclusivo e gamificação são apenas algumas das práticas que estão se tornando cada vez mais comuns no processo de inscrição. As empresas que adotam essas tendências têm mais chances de atrair e reter talentos de alta qualidade e criar uma força de trabalho mais diversificada e inclusiva.